O que visitar? Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
O actual Santuário de Nossa Senhora da Nazaré data de finais do século XVII. No entanto, o primeiro templo no local terá sido edificado em 1377, por ordem do Rei D. Fernando. Em inícios do século XVII foram realizadas obras de beneficiação, mas os fracos resultados acabaram por impor a necessidade da completa reconstrução do edifício, que decorreu assim de 1680 a 1691. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o santuário continuaria a ser alvo de melhorias.
A planta do edifício é de cruz latina, de nave única e com quatro altares laterais. Destaque para os azulejos alusivos à vida de José no Egipto, de autoria do pintor holandês Van der Kloet, datados de 1709. Na capela-mor, o retábulo de talha dourada é de estilo nacional, datado de finais do século XVII.
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré foi um importante centro de peregrinação católica, sobretudo nos séculos XVII e XVIII. A divulgação impressa e iconográfica da história do milagre de Dom Fuas Roupinho, da responsabilidade do monge da ordem de Cister frei Bernardo de Brito, a partir de 1600, terá contribuído para o desenvolvimento do culto.
Os Círios - peregrinações individuais e colectivas, sobretudo de comunidades do Centro de Portugal como Mafra e Ericeira - fizeram do Sítio da Nazaré um local do sagrado e do profano: se havia quem fosse pagar uma promessa ou procurasse a perdão dos pecados, também muito foram os que se deslocaram ao local para festejar e folgar. As tradicionais festas de Nossa Senhora da Nazaré, que assinalam o milagre de Dom Fuas Roupinho, decorrem todos os anos em Setembro, sendo o dia 8 deste mês feriado municipal.
Aqui mais informação sobre o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré:
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1538