O que visitar? Monte de São Brás
O monte de São Brás tem 156 metros de altitude, permitindo avistar a região em redor num raio de 35 Km. Esta elevação - também conhecida como monte de São Bartolomeu - foi classificada como geomonumento em Maio de 1979. O monte foi denominado em tempos remotos como Siano ou de Sião.
O monte de São Brás é uma formação eruptiva que sofreu um arrefecimento relativamente rápido ainda em profundidade, vindo posteriormente à superficíe devido à erosão das rochas envolventes desta chaminé. Hoje, o monte é considerado um pequeno oásis na região, possuindo uma grande diversidade de flora tipicamente mediterrânica – mais de 150 espécies diferentes -, o que constrata com a monocultura do pinheiro bravo que o rodeia.
No topo da elevação encontra-se uma pequena capela, dedicada a São Brás, São Bartolomeu e a Nossa Senhora das Candeias. Todos os anos no dia 3 de Fevereiro celebra-se no sopé do monte as tradicionais festas de São Brás, que juntam largas centenas de pessoas da região num “curioso piquenique rústico”, como assim o definiu o historiador e sociólogo Moisés Espírito-Santo. O ambiente e intensidade desta festividade encontram-se documentados no livro Monte Siano, de autoria da escritora Hélia Correia e do fotógrafo Valter Vinagre, publicado em 2005.